segunda-feira, 1 de julho de 2013

Trabalho de Química: Combustíveis Fósseis

Grupo: Bárbara Falqueto, Daniele Silva, Fernanda Coutinho, Kalynne Praxedes, Jenifer Sampaio e Raquel Coutinho.
Série: 3° ano
Professor: Hugo

                                                          Trabalho de química
                                        Combustíveis fósseis: energia e poluição


             Os combustíveis fósseis são resultado de um processo lento de decomposição de restos de animais e plantas. Através da morte desses seres a milhões de anos atrás, a terra decompôs os seus corpos enterrando, debaixo da terra.  No mínimo de dois milhões de anos, estas camadas de matéria orgânica se transformam em pedra preta e dura a que denominamos de carvão, num líquido negro: o petróleo, ou ainda no gás natural.

            Exceto Portugal, no qual não é um país rico em combustíveis fósseis, as demais regiões do planeta podem ser encontrados tais combustíveis debaixo da terra. Cada um deles é extraído de diferente maneira, o carvão, por exemplo, retira-se de minas profundas através da escavação, já o petróleo extraem escavando poços muito fundos, onde são transportados em tanques e barcos próprios até chegar á maioria dos países do mundo.





          De origem mineral, os combustíveis fósseis são formados pelos compostos de carbono. São feitos pela decomposição de materiais orgânicos, levado a milhões de anos. Por esse motivo, são considerados recursos naturais não renováveis. A queima de combustíveis é o principal fator de poluição geradas nas cidades de hoje. Essa queima, tem tido grande quantidade de monóxido de carbono e dióxido de carbono na atmosfera.    
        O gás carbônico e o monóxido são responsáveis pela energia que alimenta os setores industriais, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Uma fonte muito importante de poluição são os transportes rodoviários, por conta dos gases de escape, também da evaporação de combustíveis. A regeneração desses fósseis é mesmo o fator principal do problema, pois uma vez esgotados, só existirão de novo ao passar de muito tempo.



      A queima destes combustíveis é utilizada como fonte de energia na indústria e no transporte mundial, mas também gera altos índices de poluição atmosférica e são os grandes responsáveis pelo efeito estufa e o aquecimento global, além de ser altamente prejudiciais à saúde do ser humano, pois sua queima resulta em gases poluentes, substancias tóxica e partículas sólidas que fazem mal para a população.





Fontes:
  • http://www.abcdaenergia.com/enervivas/cap05.htm
  • http://tosabendomais.com.br/portal/assuntosquentes.php?secao=&idAssunto=81&idArea=3&acao=VerCompleto





Nenhum comentário:

Postar um comentário