segunda-feira, 1 de julho de 2013

Pilhas, baterias e meio ambiente - Prof. Hugo

A contaminação do solo e lençóis freáticos são algumas consequências do descarte incorreto de pilhas e baterias usadas. Algumas dessas, compostas de metais pesados, como o chumbo, mercúrio, níquel e cádmio; são capazes de causar doenças renais, cânceres e problemas relacionados no sistema nervoso central. O cádmio é cancerígeno, o chumbo pode provocar anemia, debilidade e paralisia parcial e o mercúrio, ocasionar mutações genéticas. Eles também prejudicam o sistema nervoso central, o fígado, os rins e os pulmões.

“As pilhas e baterias que contenham em suas composições chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos, necessário ao funcionamento de quaisquer tipos de aparelhos, veículos ou sistemas, móveis ou fixos, bem como os produtos eletroeletrônicos que os contenham integrados em sua estrutura de forma não substituível, após seu esgotamento energético, serão entregues pelos usuários aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas respectivas indústrias, para repasse aos fabricantes ou importadores, para que estes adotem diretamente, ou por meio de terceiros, os procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequado”.

Tal situação é agravada aqui, no Brasil, pela venda irregular de pilhas e baterias provenientes da China, realizadas pelos camelôs. Essas pilhas piratas não seguem as normas técnicas e os padrões brasileiros, possuindo uma enorme quantidade de substâncias tóxicas além do permitido pela nossa legislação, não lhes permitindo descartes em lixo comum. Nesse tipo de comércio informal, não há conscientização e nem preocupação com a coleta.

Interessante ressaltar que as pilhas recarregáveis, apesar do preço mais alto do que as comuns, são muito superiores, do ponto de vista ecológico. Funcionam por até cinco anos, enquanto uma alcalina dura por 90 dias.

Também do ponto de vista energético, as pilhas são uma das fontes de energia mais caras que existem, superando eletricidade e combustíveis derivados de petróleo.






http://www.mundoverde.com.br/Sustentabilidade/Artigo/2007/05/10/Pilhas-e-Baterias-+-Perigo-para-a-sua-Saude-e-a-do-Planeta./

Grupo: Alice Nayara, Lucas Henrique, Gabryelle Viera, Rayssa Fernnandes, Thainá Farias e Walter Sobral.




Nenhum comentário:

Postar um comentário