terça-feira, 25 de junho de 2013

Pilhas e Baterias no Meio Ambiente - Química

Grupo: Flávia Borba
Ana Lúcia Fernandes
Gabriella Costa
Guilherme Augusto
Iago Santos

Pilhas e Baterias no Meio Ambiente

As pilhas e baterias são sistemas, que através de reações químicas produzem energia elétrica. Elas são de grande utilidade para o funcionamento de eletrodomésticos, brinquedos, aparelhos eletrônicos, etc.
A pilha é composta por metais como o mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio, manganês, níquel e lítio, que são prejudiciais ao meio ambiente e a saúde humana.
A maior parte das pilhas e baterias é descartada no lixo comum sem nenhum tratamento. Segundo dados de 2008, somente 1% das pilhas descartadas são recicladas. Desde o ano 2000, no Brasil, há uma obrigatoriedade que exige que pilhas e baterias sejam fabricadas com quantidades mínimas ou nulas de metais poluidores como os citados anteriormente.
A contaminação do solo e lençóis freáticos são algumas consequências do descarte incorreto de pilhas e baterias. Uma forma de tentar reduzir o impacto ambiental causado pelas pilhas e baterias é substituir os metais pesados por novos menos nocivos. 
Outra maneira de reduzir o impacto ambiental seria a substituição de produtos antigos por novos que proporcionem um tempo maior de uso, como por exemplo, o uso de pilhas alcalinas ou baterias recarregáveis no lugar de baterias e pilhas comuns. Também se pode eliminar ou diminuir a quantidade de metais pesados na constituição das pilhas e baterias.
O consultor de vendas José Carlos Monteiro conta o que se deve fazer com pilhas e baterias: primeiramente deve-se isolar o lado negativo do positivo com uma fita isolante e destinar essa bateria para uma caixa de coleta. Depois de feito o procedimento, uma empresa especializada para esse serviço vai coletar essa bateria para dar o fim necessário, ou seja, ela poderá ser reciclada ou algo parecido. Se a bateria estiver com vazamento, o consultor deve imediatamente envolve-la com um papel, colocá-la dentro de um plástico e por fim isolá-la.

Link do Vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário