segunda-feira, 24 de junho de 2013

Influências e teorias de Agostinho de Hipona

Professora: Luana Cunha
Alunas: Deisiane Abreu
            Rafaella Monteiro
3º ano

            Teorias e influências de Agostinho de Hipona
Agostinho foi bastante influenciado pela filosofia grega em seu pensamento. Entre outras influências, tem-se a obra O Hortêncio, de Cícero, e o neo-platonismo, de Plotino.

A influência de Cícero pode ser percebida especialmente em sua obra A vida feliz, onde Agostinho trata de um tema muito comum nas obras de Cícero: o que é a felicidade? Mas Agostinho dá uma resposta diferente dos filósofos a essa pergunta, argumentando que a felicidade tanto buscada pelos filósofos só pode ser alcançada pela posse de Deus. Em outras palavras, ser feliz é gozar de Deus. Ainda que com alguns desenvolvimentos, essa concepção de felicidade estará presente em toda a vida e pensamento posteriores de Agostinho, inclusive em sua grande obra A Trindade.

O neo-platonismo influenciou muito a teologia de Agostinho. Sua concepção de Deus como espírito puríssimo, simples, indivisível, sem membros ou paixões, deve muito aos neo-platônicos. Mas a influência do neo-platonismo também pode ser observada na epistemologia de Agostinho. Na obra O mestre, Agostinho ensina que o conhecimento não pode ser adquirido pelos sentidos, uma vez que a verdade não pode ser alcançada pelo método indutivo. O conhecimento precisa ser transmitido diretamente à mente por Deus, por ocasião das palavras que entram pelos ouvidos. Assim, quem verdadeiramente ensina não é o mestre humano, que pronuncia as palavras, mas Deus, que ensina a verdade diretamente à alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário