quarta-feira, 17 de abril de 2013

Trabalho de Química: Termoquímica

Professor: Henrique.

Grupo: Alice Nayara, Gabryelle Vieira, Lucas Henrique, Raphaela Brandão, Rayssa Fernandes e Thainá Farias.


TERMOQUÍMICA

Definição: A Termoquímica estuda o calor envolvido nas reações químicas ou nas mudanças de estado físico de uma substância que acontecem até que obtenha-se um equilíbrio térmico. Divide-se em Exotérmica (exo quer dizer fora e térmico, calor, concluindo assim que ele libera calor) e Endotérmico (endo quer dizer dentro e térmico, calor, entende-se assim que ocorre a absorção de calor).

Entalpia: Quantidade de energia em uma determinada reação, ela calcula o calor de um sistema. A sua variação é a diferença entre a entalpia dos produtos e a dos reagentes, é simbolizado por  ∆ H, podendo ser conhecida através da sua temperatura,  da sua pressão, do seu estado físico e da quantidade de mol. Na reação exotérmica a entalpia final é menor do que a inicial. Na reação endotérmica a entalpia final é maior que a entalpia inicial.


Calores de reação: esta relacionada à variação entalpia. Sua classificação depende do tipo de reação que vá acontecer. Tipos: 


- Calor de vaporização: variação de entalpia necessária para que um mol de um elemento passe completamente para o estado gasoso.


- Calor de dissolução: variação de entalpia na dissolução de 1 mol da substância no solvente suficiente que considere a solução como diluída. 


- Calor de fusão: variação de entalpia necessária para que um mol de um elemento passe do estado sólido para o estado líquido mantendo a pressão constante.


- Calor de solidificação: variação de entalpia na solidificação com 1 mol da substância, à pressão de 1 atm.


- Calor de condensação: variação de entalpia na condensação com 1 mol da substância, à pressão de 1 atm.


- Calor de neutralização: é o calor absorvido na neutralização de 1 mol de H+ com 1 mol de OH-, estando ambos em soluções diluídas.


Fontes: http://wmnett.com.br/quimica/termoquimica-endotermico-e-exotermico/
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/entalpia.htm
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/calores-reacao.htm
http://www.brasilescola.com/quimica/entalpia.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Entalpia






Nenhum comentário:

Postar um comentário