quinta-feira, 25 de abril de 2013

Trabalho de Geografia / Prof. Ésio

Alunas: Tatiele Acosta e Ane Caroline - 3° Ano


Os avanços tecnológicos da 2ª Revolução Industrial

Os avanços tecnológicos e o crescimento econômico marcaram a chamada 'segunda fase' da Revolução Industrial. Pela primeira vez, a indústria passou a apoiar a pesquisa científica, buscando melhorar seu rendimento. Foram descobertos o aço, o petróleo e a eletricidade, que suplantaram o carvão e o ferro. Invenções como o telefone, o rádio, o automóvel, o bonde e o metrô garantiram melhorias nos sistemas de comunicação e transporte, tornando a vida mais cômoda. Os setores industriais predominantes foram o petroquímico, o siderúrgico e o automobilístico. O desenvolvimento tecnológico foi acompanhado pela maquinofaturagem, produção em série, padronização, riscos de superprodução e internacionalização do capitalismo.

Nesse caso, agora vou mostrar, algumas invenções da segunda revolução industrial:


 è Processo Bessemer

· Henry Bessemer descobriu que a injeção de um jato de ar no minério de ferro em fusão reduziria a taxa de carbono, transformando o ferro em aço.

 è A utilização do Petróleo

· No século XIX o petróleo era mais usado no tratamento medicinal ou como lubrificante. Em 1859 o primeiro poço de petróleo foi perfurado na Pensilvânia, EUA.

 è Motor a explosão

· Os primeiros motores a explosão funcionavam com gás natural, aos poucos foram sendo adaptados a gasolina e ao óleo diesel (derivados do petróleo). Os motores a explosão substituíram os motores a vapor e o carvão mineral e a lenha nos fornos que alimentavam as caldeiras.

 è Dínamo

·  Dínamo é um aparelho que gera corrente continua convertendo energia mecânica em elétrica, através de indução eletromagnética. É constituído por um imã e uma bobina. A energia mecânica (de um rio, por exemplo) faz girar um eixo ao qual se encontra o ímã, fazendo alternar os polos norte e sul na bobina e por indução geram uma energia elétrica.

 è Estrada de Ferro (Ferrovias)

· O uso do aço, da eletricidade e do motor a combustão favoreceram o desenvolvimento das ferrovias.

 è Locomotivas a Vapor (Maria Fumaça)

·   O vagão-reboque (também chamado "tender") de uma locomotiva a vapor transporta o combustível e a água necessários para a alimentação da máquina. No Brasil as locomotivas a vapor receberam o apelido de "Maria-Fumaça" em virtude da nuvem de vapor e fuligem expelida por sua chaminé, sendo que no final do século XIX e início do século XX, os matutos e caipiras, davam-lhe o nome de "Balduína", uma corruptela de Baldwin, a marca das locomotivas de origem norte-americana, usada à altura.

 è Automóvel

·  Não passou de uma adaptação de um motor a explosão em uma carruagem.

 è Telefone

· Graham Bell teria inventado o telefone a partir de estudos para melhorar a comunicação de deficientes auditivos.


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