sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Trabalho sobre Crescimento Populacional


Grupo:      André  Medeiros
                 Andréia Batista
                 Anna Victória
                 Deisiane Abreu
                 Daniele Santos
                 Fernanda Coutinho
                 Jenifer Gomes
                 Joziberto Maia
2º ano

     Crescimento Populacional no Brasil e no Mundo
    O mundo está cada vez mais populoso, a migração e o crescimento vegetativo é uns dos fatores do crescimento populacional em determinados territórios. No Brasil, o crescimento vegetativo é o principal responsável pelo aumento populacional, já que os fluxos migratórios ocorreram de forma mais intensa entre 1800e 1950. O Brasil está entre os países mais populosos do mundo  ocupando a quinta posição do ranking.
    O crescimento populacional é a mudança positiva do número de indivíduos de uma população dividida por uma unidade de tempo. O termo população pode ser aplicado a qualquer espécie viva, mas aqui refere-se aos Humanos.O estudo da população é fundamental para podermos verificar a realidade quantitativa da mesma.
    Para um estudo da população, é essencial a análise estatística acompanhada das características histórias e geográficas das sociedades existentes no planeta. Alguns locais que apresentam elevadas taxas de densidades demográficas são: Sudeste brasileiro, nordeste dos Estados Unidos da América, leste da China e sul da África. Cada uma dessas regiões tem as suas particularidades socioeconômicas, culturais  e ambientais.
    De acordo com os dados obtidos junto à ONU, no nosso planeta vivem mais de 6,3 milhões de pessoas. Dessas, mais de 75% vivem em países subdesenvolvidos e com menos de dois dólares por dia, 22% são analfabetos, metade nunca utilizou um telefone e apenas 25% têm acesso à internet.

O crescimento populacional brasileiro
    O Brasil hoje se encontra na quinta posição entre os países mais populosos do planeta, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, a população brasileira atingiu a marca de 190.755.799 habitantes.
    O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo (quando a taxa de natalidade é maior que a de mortalidade, tem-se um crescimento vegetativo positivo, caso contrário, o crescimento é negativo); e quando as duas taxas são equivalentes, o crescimento vegetativo é nulo.
    O crescimento vegetativo é o principal responsável pelo aumento populacional, já que os fluxos migratórios ocorreram de forma mais intensa entre 1800 e 1950.
    Conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE), em 2050 a população brasileira será de aproximadamente 259,8 milhões de pessoas, nesse mesmo ano a taxa de crescimento vegetativo será de 0,24, bem diferente da década de 1950, que apresentou taxa de crescimento vegetativo positivo de 2,40%.

O crescimento populacional mundial
    O crescimento populacional no mundo é caracterizado como o aumento do número de habitantes no planeta. Esse fenômeno é consequência do crescimento vegetativo, obtido através do saldo entre as taxas de natalidade (nascimentos) e de mortalidade (mortes). Durante a década de 1980, a população mundial ultrapassou a marca de 5 bilhões de pessoas.
    Atualmente, a taxa de crescimento populacional mundial, inferior a 1,2% ao ano, está em constante declínio. Porém, a expectativa de vida está em ascensão em virtude dos avanços na medicina, saneamento ambiental, maiores preocupações com a saúde, entre outros fatores. Sendo assim, o número de habitantes no mundo continua aumentando.
     É importante ressaltar que o aumento populacional ocorre de forma distinta conforme cada continente do planeta. A África, por exemplo, registra crescimento populacional de 2,3% ao ano. A Europa, por sua vez, apresenta taxa de 0,1% ao ano. América e Ásia possuem taxa de 1,1% ao ano e a Oceania, 1,3% ao ano.

Crescimento demográfico
    O crescimento natural da população remete continuamente a problemas relativos à preservação do meio e os povos devem adotar normas e medidas apropriadas para fazer frente a esses problemas. [...] De tudo quanto existe no mundo, o ser humano é o bem mais valioso, pois é ele que promove o progresso social, cria riquezas, desenvolve a ciência e a tecnologia e, com seu árduo trabalho, transforma continuamente o meio humano." (Adaptado de: Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. Estocolmo, 1972.).
    O rápido e intenso crescimento da população mundial tem despertado a comunidade internacional para as relações entre população, desenvolvimento econômico e recursos naturais. Para que essas relações sejam compreendidas é preciso considerar o seu fator fundamental: o crescimento demográfico. Esse crescimento pode ser explicado por dois processos: Crescimento vegetativo ou natural: movimentos verticais. Migrações: movimentos migratórios.
    O crescimento da população mundial está ligado a vários fatores - taxa de mortalidade, taxa de natalidade, taxa de fecundidade, expectativa de vida que, por sua vez, dependem de condições de saúde, educação e acesso a recursos naturais e econômicos das sociedades. O total de habitantes de um lugar tem como principal fator de aumento o crescimento natural ou crescimento vegetativo, também chamado de movimento vertical da população.
    O crescimento vegetativo consiste na diferença entre o número de nascimentos e o de mortes em determinado período (geralmente, um ano). A relação entre o número de nascimentos ocorridos no período de um ano e o total de habitantes de uma cidade, um estado, país ou continente define; taxa de natalidade. Para chegar a essa taxa, multiplica-se por 1000 o número de nascimentos ocorrido; durante um ano e divide-se o resultado pelo número que representa a população absoluta. Por exemplo, uma taxa de natalidade de 25% significa 250 nascimentos em um grupo de 1 000 pessoas.
     A taxa de natalidade de uma população está ligada à taxa de fecundidade, isto é, o número de filhos por mulher em idade reprodutiva dessa população. A relação entre o número de óbitos ocorridos em um ano e o número de habitantes do lugar define a taxa de mortalidade. Para chegar a essa taxa, multiplica-se por 1000 o número de óbitos ocorridos durante um ano e divide-se o resultado pelo número que representa o total da população. Por exemplo, uma taxa de mortalidade de 10% significa 100 mortes em um grupo de 1 000 pessoas. Calculando o crescimento vegetativo com base nos dados exemplificados acima, temos:
CV = 25% - 10% = 15% ou 1,5%
    Relacionadas às taxas de mortalidade e de natalidade temos duas outras importantes variáveis que também influem no crescimento populacional: a taxa de mortalidade infantil, que diz respeito ao número de crianças mortas antes de completar o primeiro ano de vida, e a expectativa de vida, que se traduz pelo número de anos que um recém-nascido poderá viver, considerando-se o conjunto de recursos da sociedade de qual ele faz parte.

Consequências do aumento populacional:
    O aumento populacional tem várias consequências negativas. A mais famosa é a questão da escassez de alimentos, mas a verdade é que os alimentos estão mal distribuídos mundialmente, nos países desenvolvidos existe um grande problema de saúde por excesso de alimentação como a obesidade e os problemas cardiovasculares. Com esse aumento populacional aumenta também a poluição nos países que é um fator determinante na degradação do ambiente.
    O crescimento populacional significa uma alteração no número de uma população de forma positiva. O crescimento populacional ocorreu no decorrer da história, às vezes em ritmo compassado, outras vezes de maneira veloz, um bom exemplo é o século XX, período no qual houve maior crescimento da população.
     Fazendo uma retrospectiva quanto ao número da população mundial, é possível traçar uma comparação entre o passado, o presente e o futuro. Cerca de 300 milhões de pessoas era a população mundial há aproximadamente 2.000 anos. A população permaneceu sem apresentar crescimento relevante ao longo de extensos períodos, uma vez que havia momentos de apogeu no crescimento populacional e outros de profundos declínios. Por causa da instabilidade do crescimento populacional foi preciso cerca de 1.600 anos para que o contingente atingisse 600 milhões de habitantes.
     O crescimento da população desenvolveu-se em diferentes intensidades, que pode ser simplificado da seguinte forma: • Em 10.000 a.C o planeta abrigava poucos milhões de habitantes. • No ano 1 d.C a população mundial totalizava cerca de 250 milhões de habitantes. • Após 1.600 anos, a soma da população mundial não ultrapassava 500 milhões de habitantes. • Em 1850, 200 anos depois, a população do planeta atingiu 1bilhão de pessoas. • De 1850 a 1950 o contingente populacional teve um estrondoso crescimento, alcançando 2,5 bilhões de habitantes. • 40 anos depois, a população já havia crescido mais do que o dobro, totalizando 5,2 bilhões de habitantes. • A partir do ano 2.000 a população total do mundo somava 6 bilhões de pessoas. No dia 05 de agosto de 2008, a ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou um relatório que apresenta uma estimativa em relação ao número de habitantes em escala planetária para o ano de 2050, que poderá atingir 9,2 bilhões de pessoas.
    O relatório levantou as possíveis causas para esse crescimento, a elevação na expectativa de vida, além do maior acesso ao tratamento da AIDS. O estudo afirmou também que no mês de julho de 2008 a população atingiu 6,7 bilhões de habitantes. De acordo com a pesquisa, o crescimento da população deve ocorrer de forma significativa somente nos países em desenvolvimento, no caso dos países desenvolvidos as mudanças serão modestas.
    Crescimento da população Brasileira O crescimento natural ou vegetativo, corresponde à diferença entre a taxa de natalidade e a taxa mortalidade. No Brasil, a partir da década de 1960, esse crescimento começou a cair. Nas últimas décadas, observa – se diminuição nas taxas de natalidade e mortalidade, ocasionando queda no ritmo de crescimento da população do país. Taxa Média Geométrica de Crescimento Anual (%) da população residente, Brasil (IBGE) 1980/1991 1991/2000 1,93 % 1,63 % Fatores Responsáveis pela queda da Natalidade 1-Urbanização- o aumento da população urbana influencia no controle de natalidade, devido ao maior acesso à informação. 2-Anticoncepcionais – maior divulgação e aceitação 3-Casamentos tardios - atualmente os casamentos ocorrem com maior frequência na idade adulta. 4-Emancipação Feminina- mulher no mercado de trabalho, diminui a taxa de fecundidade Fatores Responsáveis pela queda da Mortalidade Fatores Responsáveis pela queda da Mortalidade 1-Urbanização-Maior acesso a assistência médica 2-Melhorias nos setores de Bioquímica , medicina 3-Campanhas de vacinações 4-Melhoria nas condições de vida "Nos anos de 1960, as mulheres brasileiras tinham uma média de 6,3 filhos, atualmente essa média é de 2,3 filhos, que está abaixo da média mundial, que é de 2,6." As pessoas estão vivendo mais. Enquanto no começo da década de 1990 a expectativa de vida era de 66 anos, em 2005 foi para 71 anos. (dados do IBGE). Especialistas dizem que, mantendo-se estes dados, nas próximas décadas, o Brasil possuirá mais adultos e idosos do que crianças e jovens. Um problema que já é enfrentado por países desenvolvidos, principalmente na Europa, pois um número muito elevado de idosos acarreta muitos gastos governamentais, necessitando reforma previdenciária (aposentadoria).
    O índice de mortalidade infantil diminui no Brasil. Em 1995, a taxa de mortalidade infantil era de 66 por mil. Em 2005, este índice caiu para 25,8 por mil. Para termos uma base de comparação, em países desenvolvidos a taxa de mortalidade infantil é de, aproximadamente, 5 por mil. Dados da População brasileira: - Crescimento demográfico: 1,17% ao ano (2000 a 2010) ** - Taxa de natalidade (por mil habitantes): 20,40 * - Taxa de mortalidade (por mil habitantes): 6,31 * - Taxa de fecundidade total: 2,29 * - Estados mais populosos: São Paulo (41,2 milhões), Minas Gerais (19,5 milhões), Rio de Janeiro (15,9 milhões), Bahia (14 milhões) e Rio Grande do Sul (10,6 milhões). ** - Estados menos populosos: Roraima (451,2 mil), Amapá (668,6 mil) e Acre (732,7 mil). ** - Capital menos populosa do Brasil: Palmas-TO (228,2 mil).** - Cidade mais populosa: São Paulo-SP (11,2 milhões). ** - Proporção dos sexos: 48,92% de homens e 51,08% de mulheres. ** - Vivem na Zona Urbana: 160,8 milhões de habitantes, enquanto que na Zona Rural vivem 29,8 milhões de brasileiros.
    A taxa de crescimento de uma população é a variação do número de indivíduos num determinado espaço de tempo. Quando levamos em conta apenas a variação do número de indivíduos em um determinado período, estamos falando de taxa de crescimento absoluto, que é calculada da seguinte forma:
     Taxa de crescimento absoluto = (Nf – Ni) / t
    Onde: Ni = número de indivíduos no início do período considerado Nf = número de indivíduos no final do período considerado t = duração do período considerado. A variação do número indivíduos de uma população em relação ao seu número inicial é chamada de taxa de crescimento relativo, e é calculada da seguinte forma:
taxa de crescimento relativo = ((Nf – Ni) / Ni) / t
    Se estivermos utilizando o cálculo entre duas espécies, podemos saber qual está crescendo mais rápido que a outra. Taxa de natalidade: é o número de crianças nascidas, no período de um ano, para cada 1.000 indivíduos na população. Taxa de mortalidade: é o número de óbitos, no período de um ano, para cada 1.000 indivíduos na população. Ambas as taxas determinam o crescimento de uma população. Esse crescimento também pode ser afetado pela emigração e pela imigração.O índice de fertilidade é o número médio de descendentes gerados por uma fêmea em seu período reprodutivo, esse tipo de informação é muito útil em certas populações para indicar aumento ou diminuição da tendência ao crescimento populacional. A população mundial em 1950 era de 2,5 bilhões de pessoas. Em 2000 já havia mais de 6 bilhões de humanos no planeta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário