quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Trabalho sobre as pilhas modernas


Pilha de Leclanché

Pilha de zinco/dióxido de manganês (Leclanché)

A pilha de Leclanché também chamada de pilha seca ou pilha comum foi inventada em 1865 pelo engenheiro francês Georges Leclanché (1839-1882). A pilha de Leclanché é a precursora das modernas pilhas secas de uso tão diversificado. Dão voltagem de 1,5V, e são extensivamente usadas em lanternas, rádios portáteis, gravadores, brinquedos, flashes e outras. A pilha de Leclanché é formada por um cilindro de zinco metálico, que funciona como ânodo, separado das demais espécies químicas presentes na pilha por um papel poroso. O cátodo é o eletrodo central. Este consiste de grafite coberto por uma camada de dióxido de manganês, carvão em pó e uma pasta úmida contendo cloreto de amônio e cloreto de zinco. Esta pilha tem caráter ácido, devido à presença de cloreto de amônio. A pilha de Leclanché não pode ser recarregada, pois no seu uso ocorre uma semi-reação de redução que é irreversível, com isso a pilha cessa seu funcionamento quando não há mais o dióxido de manganês para ser consumido.

O vazamento da pilha ocorre as vezes pois durante a vida da pilha ocorrem reações redox que vão causando a ruptura do cilindro de zinco e com isso a pasta corrosiva é liberada causando os diversos estragos.

 Como funcionam as pilhas e baterias                     

Usadas em uma infinidade de aparelhos elétricos e eletrônicos as pilhas e baterias consistem numa importante forma de fonte de fonte de energia. No entanto, se estamos acostumados e comprar qualquer pilha ou bateria para nossos aparelhos, sem observar suas características, podemos estar cometendo alguns erros que afetam o desempenho desses aparelhos e também nosso bolso. Uma pilha ou bateria mal escolhida prejudica o aparelho e dura menos, forçando-os a gastar mais. Como funcionam pilhas e baterias e como fazer a escolha certa é o que veremos neste artigo. As pilhas consistem em fontes químicas de energia elétrica, ou seja, dispositivos que convertem energia liberada numa reação química em energia elétrica. O nome "pilha" vem do primeiro dispositivo desse tipo que foi inventado por Alessandro Volta em 1800.
O pesquisador italiano fez um empilhamento de discos de cobre e zinco tendo entre eles discos de tecido embebidos numa solução de ácido sulfúrico.

Curiosidades

A pilha pode ter maior duração se for usada após certo repouso?
A pilha pode ter maior duração se for usada após um certo repouso  pois ao utilizar continuamente a pilha, os gases formados: hidrogênio e gás amônia impedem o fluxo de cargas elétricas fazendo com que a corrente caia. Retirando a pilha do aparelho, após certo tempo ela irá funcionar, pois as bolhas gasosas formadas serão desfeitas.

Se colocarmos uma pilha gasta na geladeira ela é recarregada

Se colocarmos uma pilha gasta na geladeira ela é não recarregada, ela volta a funcionar durante algum tempo, porque a baixa temperatura faz com que o gás amônia seja removido, o que não significa que ela foi recarregada.

E na água quente a pilha é recarregada?

Na água quente a pilha não é recarregada, mas o aumento de temperatura irá favorecer a perda de elétrons, fazendo com que ela funcione por mais algum tempo.

 

As pilhas são materiais que são bastante usados pela sociedade hoje em dia, em rádios, lanternas, mas com o mundo globalizado usamos pilhas recarregadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário