quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Trabalho de História - Guerra de Canudos


A guerra de canudos foi uma das mais importantes revoltas sociais da primeira república, no qual aconteceu no estado da Bahia no final do século XIX, época marcada por extrema decadência nas condições de vida social, precariedade, caracterizada pela fome, seca, miséria e entre outros fatores. A união desses fatores com o fanatismo religioso desenvolveu a tal revolta que durou em torno de um ano (1896-1897), a guerra de canudos.

O movimento foi liderado por Antonio Conselheiro, onde acreditava que ele tinha sido enviado por Deus para acabar com as desigualdades sociais e as perversidades da República. Então, Conselheiro fundou em 1893, uma comunidade, chamada pelos opositores de “Canudos”, às margens do Rio Vaza-Barris, onde sertanejos, jagunços e suas famílias começaram a migrar para lá com a ideia de acabar com a extrema pobreza em que eles viviam.

Com o tempo a comunidade começou a ser vista como uma ameaça aos grandes senhores de terra e políticos, pelo fato da comunidade não se sujeitar ao mando dos representantes do governo republicano, instalado na época. Representantes religiosos atacavam a comunidade, dizendo que os seguidores de Antonio Conselheiro eram apegados a heresia e à depravação. Já os políticos e latifundiários alegavam que Conselheiro era monarquista e liderava um movimento contra o governo, para derrubar o mesmo do comando do Brasil.

Sendo assim, os habitantes de Canudos optaram por organizar milícias armadas para que eles estivessem preparados para uma reação contrária vinda dos coronéis, que viam o movimento que não parava de crescer, e da Igreja Católica, que estava perdendo grande parte de seus fiéis. Os padres e coronéis, por sua vez, pressionavam o governador da Bahia a tomar providências urgentes, porque eles queriam dar fim a Canudos.

Três empreitadas militares foram instituídas, e vencidas pelos seguidores de Antônio Conselheiro, e o Governo Federal tomou o comando. E houve então a formação de uma quarta expedição organizada por Carlos Bittencourt, com cerca de 10 mil homens, comandada por Artur Costa. Eles apoderaram-se de Canudos e promoveram um terrível massacre, em que morreram uma grande quantidade de inocentes que só estimavam melhores condições de vida. E este foi o fim que levou a Comunidade de Canudos, em 5 de outubro de 1897, sendo considerado o mais intenso massacre da história.


Bibliografia:

Um comentário: