terça-feira, 11 de setembro de 2012

Trabalho de Geografia - Prof. Lins

Trabalho para o BLOG
Integrantes: Tatiele Acosta e Ane Caroline
Assunto: Acessibilidade

ACESSIBILIDADE

A acessibilidade é uma condição básica para a inclusão social das pessoas com deficiências ou que tenham necessidades especiais. Numa sociedade em que cada vez mais estamos utilizando modernas tecnologias de informação e de comunicação para estudarmos, informar-nos, trabalharmos e entreter-nos, acaba sendo prioritário para todos garantir a acessibilidade plena, inclusive para a Internet. De outra parte, ao projetar os espaços, os planejadores devem pensar em todas as condições de acessibilidade, sendo mais específicos os problemas de acessibilidade e utilização de equipamentos por parte das pessoas que usam cadeiras de rodas. Ao executar ou adaptar um projeto, seus construtores não podem deixar de considerar, por exemplo, condições antropométricas específicas destes usuários, já que a cadeira de rodas impõe limites à movimentação e também ao alcance manual e visual de seus usuários.
Em relação aos veículos públicos com acesso a deficientes, televisões com legenda para pessoas com problemas auditivos e entre outros. Assim, como na internet, o termo acessibilidade refere-se também a recomendações do W3C, que visam permitir que todos possam ter acesso aos sítios, independente de possuírem alguma deficiência ou não.

A acessibilidade engloba os fatores abaixo:

·         Sítios e Aplicações: desenvolvidos de forma que as pessoas possam perceber, compreender, navegar e interagir.
·         Navegadores, tocadores de mídias e ferramentas: deve possuir meios de comunicação com tecnologias especialmente designadas e criadas para pessoas com deficiência, permitindo assim o acesso a Internet. 
·         Ferramentas de autoria e outras tecnologias: blogs, twitter, mensagens instantâneas e outros produtos utilizados para produção de conteúdo na Internet.

Estudantes deficientes têm direito à acessibilidade na escola garantida:

Mais do que um lugar para aprender a ler e escrever, a escola é o lugar onde a criança começa a desvendar o mundo e a conviver em sociedade. Para viver essas experiências de forma plena e em pé de igualdade, os alunos com deficiência devem ter garantido o direito à acessibilidade. Trata especificamente da acessibilidade nos estabelecimentos de ensinos públicos e privados, e determina que as escolas devem proporcionar condições de utilização de todos os seus ambientes ou compartimentos para pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, inclusive salas de aula, bibliotecas, auditórios, ginásios e instalações desportivas, laboratórios, áreas de lazer e sanitários.

Acessibilidade Brasil 

A Acessibilidade Brasil é uma sociedade civil constituída por especialistas de diversas áreas, que expressam seu apoio e desenvolvem projetos em favor da inclusão social e econômica das pessoas com necessidades especiais, basicamente na área de acessibilidade.


No site por ela mantido na Internet você poderá encontrar tópicos interessantes, como, por exemplo, definição de acessibilidade, princípios adotados, lei de acessibilidade, desenho universal, recomendações da W3C e a visão dos cegos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário