quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Gases combustíveis


Grupo:    
            Luanna Karolyne
            Ana Paula
            Natalia Monteiro
            Gabryelle Evaristo
            Alice Nayara
            Rayssa Fernandes
            Edson Feitosa
  
Gases combustíveis:
       GNV e GPL
           

Gás Natural Veicular (GNV)
O gás natural é utilizado como um combustível disponibilizado na forma gasosa, um combustível "limpo" por não apresentar impurezas e resíduos da sua combustão. É uma fonte energética encontrada na natureza em duas formas distintas. Ele pode ser obtido em jazidas e através da queima de biomassa (bagaço de cana-de-açúcar). Por suas vantagens,  a cada dia  é mais utilizado em automóveis como alternativa à gasolina e ao álcool. A maioria dos carros convertidos para gás natural podem ser chaveados e voltar a utilizar o combustível original. O cilindro para GNV passa por um processo de tratamento  chamado têmpera que consiste em aquecer o material até temperaturas elevadas e depois submergi-lo em um fluido com substâncias que quimicamente contribuirão para aumentar a resistência do material. A mistura ar-combustível é perfeita com qualquer temperatura e a sua combustão é mantida por mais tempo do que os demais combustíveis, o que se transforma em benefícios para a vida útil do motor. A questão de segurança é outro diferencial. O GNV é mais leve do que o ar, o que possibilita uma dispersão mais rápida, enquanto que sua temperatura de ignição é de 620ºC, bem acima das atingidas por álcool (300ºC) e gasolina (200ºC).
 
Vantagens
São muitas as vantagens do GNV ,contudo, o mesmo tem como principal vantagem o seu preço e muito mais barato do que qualquer outro combustível. Ele contém mais reservas, hoje existem no mundo 160 bilhões de toneladas de petróleo, o que garante uma reserva de mais ou menos 40 anos, enquanto o GNV está em condições de garantir uma reserva de 65 anos. Da maior vida útil ao motor, por ser um combustível mais limpo e seguro,prolonga a vida útil do motor. É mais seguro , enquanto o álcool se inflama a uma temperatura de 200°C, a gasolina a 300°C, o gás se queima a 620°C além disso o abastecimento é feito sem que o produto entre em contato com o ar, o que elimina a possibilidade de combustão. E em relação ao meio ambiente a queima do GNV é muito mais completa do que a dos outros combustíveis, por isso libera menos quantidade de resíduos poluentes, favorecendo a proteção do meio ambiente. É bi-combustivel, ou seja, conversão do carro para o GNV não elimina a possibilidade de utilizá-lo com o seu combustível original. Com a conversão o veículo torna-se bi-combustível.

Riscos
É importante que se destaque que o GNV apresenta riscos de provocar asfixia, incêndio e explosão, esta última principalmente em função da sua pressão de armazenagem. Em sua origem poderá ter ou não odor característico, conforme a presença ou ausência de compostos naturais de enxofre. Na etapa de distribuição normalmente é odorizado, para facilitar a detecção de vazamento em concentrações bem mais baixas que as mínimas necessárias para provocar combustão ou prejuízo à saúde.


Notícia do preço do GNV




Gás de cozinha

O gás de petróleo liquefeito (GPL) é popularmente conhecido como “gás de cozinha”, em razão da amplitude do seu uso em domicílios por meio de botijões de 13 kg.
 O gás de cozinha é formado principalmente por butano, um derivado do petróleo, incolor, inodoro e inflamável. O GPL é a mistura de gases condensáveis presentes no gás natural ou dissolvidos no petróleo. Utilizado como combustíveis em fogões e veículos. Seus componentes, embora à temperatura e pressão ambientais sejam gases, são fáceis de condensar.
Esse gás pode ser obtido de duas formas: nas refinarias de petróleo ou nas Unidades de Processamento de Gás Natural. Nas refinarias, o GLP é um dos subprodutos do fracionamento, sendo obtido a uma temperatura de aproximadamente 70 °C. É um dos primeiros hidrocarbonetos retirados da coluna de destilação. Como o próprio nome já diz, se trata de um gás liquefeito, ou seja, a enorme pressão dentro do recipiente (3 a 15 kgf/cm2) faz com que adquira a forma líquida.
O gás de cozinha é combustível formado pela mistura de hidrocarbonetos com três ou quatro átomos de carbono ( propano 50% e butano 50% ) extraídos do petróleo.

Riscos


  
Com tantas explosões envolvendo o GLP é necessário ter em mente os riscos que corre ao armazenar e manusear o gás em casas e estabelecimentos ou até mesmo como combustível  veicular. O gás pode vazar e provocar mortes instantaneamente, mesmo sendo uma simples instalação do botijão de gás em casa necessita de cuidados. Sem cuidados podem ocorrer acidentes graves.    
 É preciso se precaver sobre o local de instalação nas residências,primeiramente, o botijão deve estar em um local externo e  com bastante ventilação pois se ocorrer algum vazamento de gás, ele vai se dispersar mais rápido e não haverá piores problemas.  No caso de condomínios a central de gás deve estar em um local distante das residências e em local com bastante ventilação. Ao perceber vazamento em qualquer situação é preciso arejar o local ou sair do carro. NUNCA acender fogo, apagar luzes e interruptores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário