domingo, 26 de agosto de 2012

População e recursos naturais - Lins - Geografia


 O homem ao chegar na terra a milhões de anos atrás, nunca imaginaria que seria um destruidor futuramente. Seguindo a influência de que a natureza existe para o seu proveito, a população vem utilizando os recursos naturais conforme as necessidades e possibilidades de cada época, porém, muitos desses recursos estão vindo a esgotar.
 Como a população vem aumentando cada vez mais, onde todos consomem/utilizam os recursos, vai chegar uma hora que não vão mais usufruir o que a natureza nos fornece. É  preciso que tenhamos a idéia de quanto é necessário extrair da natureza para o numero de pessoas entre a população, para que os recursos não esgotem. Cada pessoa deve ter consciência que não deve exagerar, tem que ter limites! A natureza é pouca pra tanta gente e acaba se desgastando a cada dia que alguém a destrói de alguma maneira.
 O crescimento da população são previsões preocupantes, considerando que mais população significa necessidade de mais alimento, mais energia e de mais recursos. Em um planeta finito e com recursos limitados, deixa a pergunta de até onde poderá crescer a população mundial, e quais são os limites a esse crescimento? Talvez se um dia falte os recursos para sustentar o crescimento populacional, uma maneira de conter o crescimento seja baixar a natalidade e/ou aumentar taxa de mortalidade. Tendo consequências imprevisíveis e a certeza de que se os limites forem ultrapassados, e não havendo regulação de nossa parte, o planeta vai encarregar-se de fazer.
 E hoje os recursos (energéticos, minerais e hídricos) não poderão acompanhar as previsões do crescimento populacional. O progresso tecnológico também tem limites. Teremos de passar a consumir menos, reaprender a andar a pé,a cultivar a terra, a ter limites.
"O crescimento da população e o consumo excessivo são os maiores responsáveis pela pressão sobre o meio ambiente. O Brasil está acima da média mundial na relação entre a demanda e a capacidade de regeneração do ambiente.''
   
                        Aluna:  Luanna Karolyne 

Nenhum comentário:

Postar um comentário