segunda-feira, 4 de junho de 2012

Trabalho de Redação: Profissões

Bárbara Falqueto: Comandante de Navio
       Essa profissão é pra quem curte viajar, conhecer gente nova, lugares novos e pra quem consegue conviver com a saudade de casa, família, vida social e de terra firme. Após realizar o curso de ensino superior de Ciências Náuticas (aprendendo astronomia, noções de náutica, eletricidade, eletrônica e instalação de máquinas), que tem duração de quatro anos, é realizado em regime militar e interno e só pode ser cursado em dois locais do Brasil (CIAGA - Rio de Janeiro-RJ e CIABA - Belém-PA). Para ser comandante o estudante ainda precisa estudar e se dedicar muito para subir na hierarquia náutica. O salário inicial vai de 4 mil a 7 mil reais, que varia de acordo com as empresas, e aumenta conforme o estudante sobe na hierarquia.

Clayton Bernardo: Agrônomo
         O agrônomo deve desenvolver e implantar projetos em empresas de agropecuária. Atuam no combate de pragas, adubação, projetos de irrigação, conservação do solo e controle de qualidade de produtos agrícolas.
         Um agrônomo deve ter as seguintes características: conhecimentos de economia rural, raciocínio espacial (espaço agrícola), trabalho em equipe, habilidade com cálculos matemáticos, domínio de técnicas aplicadas à agricultura. O profissional sai da faculdade, pronto para atuar em áreas bem diferentes do agronegócio, como produção agrícola e animal, defesa fitossanitária, construções rurais, mecanização agrícola, agronegócio e planejamento rural.

Juliana Rodrigues: Arte e Mídia
          Diante das diversas áreas, o estudante deste curso (arte e mídia) quando profissional pode intervir na sociedade por meio de produções e criações artísticas, atuando como músico, cenógrafo, fotógrafo, vídeo maker, entre outras. Através do ensino da arte, o curso traz abrangência de quatro linguagens artísticas; arte visual, música, dança e teatro. O curso exige muita criatividade e comunicação do aluno, por isso me identifico muito. O mercado de trabalho encontra-se carente de profissionais das artes com experiência. O curso dá oportunidades de trabalhar nas áreas de publicidade: na direção, produção de filmes, trilhas sonoras e/ou material impresso; estúdio de Áudio: na programação de dispositivos MIDI, arranjos e direção musical, composição para vídeo, cinema e teatro, sintetização; estúdio de Vídeo: na gravação, edição e direção de vídeo e cinema; entre outros.

Kalynne Praxedes: Relações Públicas
          O curso de Relações Públicas até agora tem me interessado muito, e é ele que tenho desejado cursar até então. O profissional de Relações Públicas trabalha cuidando e aprimorando a boa imagem de uma empresa em relação ao público interno e externo, coordenando toda a parte de comunicação da empresa e sendo a ponte de ligação dela com o público. O curso tem um mercado promissor para os próximos anos, pois tem crescido muito e tende a se tornar cada vez mais necessário por causa da concorrência nas empresas que aumenta a cada dia.
         Esse curso me interessou porque gosto dessa área. Atuar na comunicação da empresa com o público, promover eventos, trabalhar com marketing e publicidade fazem parte da profissão que, até agora, é a que eu acho que serei feliz em cursar e, no futuro, exercer. 

Lucas Holanda: Medicina
         Os cursos de medicina são bastante disputados e é necessário muita dedicação para conseguir entrar em uma boa faculdade dessa área. A duração média do curso é de seis anos bem puxados, o período é integral e há seminários e pesquisas, além dos plantões em hospitais. Depois de formado ainda existem dois anos de residência que servem para a especialização do graduado. O salário inicial é de R$ 2.860,00 trabalhando 24 horas semanais, quem se forma encontra mais vagas na rede privada de hospitais do que na pública. Escolhi esse curso por me identificar com a área que mesmo sendo necessário muito esforço é gratificante e bem remunerada.

Raquel Coutinho: Engenharia Civil
          Sobre minha futura profissão, ainda apresento dúvidas sobre qual curso fazer, dentre os que penso se destaca a engenharia civil, pois é um curso onde mais me identifico, admiro e também pela presença das matérias tais como matemática, física, estatística, desenho e lógica que estão presentes no decorrer do curso, no qual são de grande importância. A duração do curso é em torno de cinco anos. Dentro do mercado temos para os próximos anos uma expectativa de melhorar no país, e como recompensa tem o bom salário há oferecer. Os demais cursos que tenho em mente são administração e ciências contábeis, mais estão apenas em segundos planos.

Rodolpho Ulisses: Publicitário
         O publicitário tem a função de comunicar a imagem de seus clientes, através de estratégias elaboradas sob técnicas e pesquisas. Deve sempre atuar dentro dos limites propostos pelo contratante, o que inclui verba disponível e objetivos desejados.
       Ao profissional de publicidade cabem duas linhas de raciocínio: a técnica e a cultural, que juntas atingem os objetivos delimitados.Está sempre antenado aos acontecimentos do mundo e não é preconceituoso, pois para esta profissão é preciso conhecer de tudo e todos: pessoas de todos os lugares e classes sociais e informações de relevância variada.
       O mercado de trabalho são nas: área empresarial privada, agências de propaganda, produtoras de vídeo, rádio e televisão, bureau de arte, revistas e demais meios de comunicação, no setor público, em órgãos da administração direta e indireta, na área docente, no sentido formal e informal.






Nenhum comentário:

Postar um comentário