segunda-feira, 2 de abril de 2012

Trabalho de História - Sergio

               Porque ocorreu a primeira guerra?

O estopim, a gota d’água deste conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo. As investigações levaram ao criminoso, um jovem integrante de um grupo Sérvio chamado mão-negra, contrário a influência da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. O império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e, no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra à Servia.
Vários problemas atingiam as principais nações europeias no início do século XX. O século anterior havia deixado muitas feridas difíceis de curar. Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX. Alemanha e Itália, por exemplo, haviam ficado de fora no processo neocolonial. Enquanto isso, França e Inglaterra podiam explorar diversas colônias, ricas em matérias-primas e com um grande mercado consumidor. A insatisfação da Itália e da Alemanha, pode ser considerada mais uma das causas da Grande Guerra. 

                      O que é o movimento neonazista?

Os neonazistas não se intitulam racistas, mesmo tendo práticas correspondentes à ideologia do racismo. Esse movimento realiza debates e reuniões para expor o ideal nazista, e, principalmente, recrutar novos jovens para compor o grupo. 
O movimento neonazista tem se espalhado pelo mundo, especialmente nos Estados Unidos, como latinos não brancos e afro-americanos são julgados como os causadores de problemas sociais. 
Apesar de receber o nome de neonazistas, esse movimento não tem nada de novo, após a Segunda Guerra Mundial o grupo continuou atuando de maneira clandestina na Alemanha. Alguns neonazistas começaram a integrar torcidas organizadas de futebol com o objetivo de propagar o ódio racial, passando a praticar atos preconceituosos, como ofensas e agressões a jogadores e torcedores negros. Homossexuais e pessoas com qualquer deficiente também entram na “listra negra” desses hipócritas.







Alunas : Yohana Menezes, Vitória Cruz, Juliana Rodrigues, Rafaella Monteiro, Byanca Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário