terça-feira, 3 de abril de 2012

Trabalho de História (Prof. Sérgio)


Grupo: Bárbara Falqueto, Clayton Bernardo, Kalynne Praxedes, Lucas Holanda, Raquel Coutinho e Rodolpho Ulisses.
Qi Intermares – 2º ano

·         O que causou a Segunda Guerra Mundial?
A segunda guerra só foi a consequência do desejo de ser uma grande potência mundial e de vingança entre países querendo provar que eram superiores aos outros.
Após o fim da primeira guerra mundial houve surgimento do Tratado de Versalhes onde culpava a Alemanha pela 1º guerra, limitava seu exército de 100 mil homens, ficou proibida de construir sua máquina de guerra e foi sentenciada a pagar 30 bilhões de dólares. O tratado de Versalhes fez com que o sentimento de nacionalismo dos alemães fosse libertado. Com o tratado foi instaurado na Alemanha a república de Weimar, no qual teve um trabalho fraco na reconstrução, inflação e desemprego. Após a republica de Weimar, a política da Alemanha ficou instável. Em 1933 o presidente Paul Von Hindenburg, nomeou Adolf Hitler como Primeiro-Ministro, que levou o pais a um período ainda mais instável.
Enquanto isso, no Japão e na Itália aconteciam outros fatores que também influenciaram.Tais como no Japão, os EUA queria impedir que o Japão expandisse seu território ate a china causando protestos americanos, o Japão ignora, e os EUA declara o embargo de alguns produtos ao Japão, eles tinham então duas alternativas: ou aceitava um acordo humilhante com uma América pretendendo a inviolabilidade da China; ou procurar petróleo em outro lugar, se necessário pela força.
Na Itália crescia o sentimento de potencial mundial, o que levou a união entre a Itália e a Alemanha, ambos buscando a derrota do governo espanhol.

·         O que é o neonazismo?
O neonazismo veio do sentimento “nazista” em que os brancos discriminam os negros, judeus, afro-americanos, ou qualquer outra raça; colocando a raça ariana como a superior entre todas as outras. Esse sentimento está presente desde a segunda guerra mundial e vem sendo praticada até os dias atuais.
Houve diversos movimentos devido a esse fator, como por exemplo o White Power, Ku Klux Klan e o Skinhead. Ainda hoje acontecem absurdas situações em que os praticantes do neonazismo espancam e matam, discriminando qualquer raça que não seja a ariana. O movimento começa a ser constituído, muitas vezes, por jovens que se encontram sem perspectivas ou desempregados, e aí surge a ideia de que essas circunstâncias são causa dos imigrantes (negros, latinos, afro-americanos, etc.) onde eles dizem que os imigrantes roubam os seus trabalhos, o que não é verdade, pois os imigrantes exercem trabalhos que os nativos não assumiriam pelo baixo salário, ou por outros fatores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário