domingo, 8 de abril de 2012

Trabalho de Fisica ( Professor Felipe)

Grupo:    Luanna Karolyne , Ana Paula , Marina Monteiro, Rayssa Fernandes



Muitas vezes nos perguntamos o porque de estudar a física, são tantos assuntos que não temos a mínima idéia de sua serventia no futuro.. Mas a física, apesar de complicada na maioria das vezes, oferece grande serventia no nosso dia-a-dia .  A física não é só teoria,conceito, calculo, representação.. é também uma forma de investigação, com a física podemos desvendar o que acontece no nosso dia-a-dia, entender  como acontece algo que não sabemos como ocorre, ou porque ocorre.  A física explica algumas situações que achamos que não tem forma pra explicar;

A seguir, veremos algumas situações que nos deparamos diariamente que de alguma maneira envolvem a física :


Por que temos de fazer força para manter o equilíbrio quando o ônibus faz uma curva?
De acordo com o professor do COC, Hélio Gianesella, todo corpo em movimento tende a seguir em linha reta por inércia, que é a tendência de manter o estado do movimento. Quando o ônibus faz a curva, a tendência é seguir em linha reta e temos de nos segurar fazendo força para acompanharmos o movimento curvo do ônibus. Essa força que sentimos em nosso braço, na realidade, é a resultante centrípeta, aplicada pelo ferro que seguramos e que nos garante fazer a curva junto com o ônibus.

Por que o pão fica duro de um dia para o outro se não for guardado dentro de um saco plástico?
Os mestres em Física pela USP, Gerson, Daniel e Wilson afirmam que a maciez do pão está relacionada à quantidade de água em seu interior. Se a água evapora, o pão fica duro. Como o plástico é um material impermeável, ele não permite a saída da água do interior do pão pela evaporação natural e, por isso, ele continua macio. Num ambiente livre, a água evapora e o pão fica duro.

Por que é mais difícil fechar a porta do carro com as janelas fechadas do que com uma aberta?

De acordo com os físicos do Ciência em Show, quando fechamos fortemente uma porta com os vidros do carro fechados, ela empurra o ar pra dentro, aumentando repentinamente a pressão interna. Ocorre que, sempre que temos uma diferença de pressão entre o lado interno e externo, surge uma força de resistência. Nesse caso, a força de dentro pra fora dificulta o fechamento da porta. O efeito é acentuado ainda pelo fato de que os carros possuem borrachas de vedação em suas aberturas, como portas e janelas, para impedir a entrada de água e vento e essas borrachas acabam também por não deixar que o ar escape pelas frestas. Porém, com a janela aberta, o ar rapidamente escapa e a pressão interna mantém-se em equilíbrio com a pressão de fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário